terça-feira, 7 de setembro de 2010

Festa pagã...



Todos nós ao chegar o final do ano logo nos vem em mente compras , presentes festas e outros, automaticamente, natal papai-noel e companhia ...mas as vezes fazemos as coisas de tal modo que não questionamos em nada somente fazemos devido a uma cultura que automaticamente foi implantada em nossas vidas sem que nós percebamos; Um exemplo de tudo isso é o natal.

-Mas como o natal?

É isso mesmo, talvez muitos evangélicos comemoram esta festa ou data como uma coisa normal como a data do nascimento de JESUS. A “Festa Natal” em nenhum momento é questionada nas festas bíblicas, e não foi instituída por DEUS.

Esta festa teve origem na igreja romanista a partir de século IV, e com isso se expandiu ao protestantismo e ao resto do mundo; O dia 25 de dezembro tornou-se, então, o novo calendário imposto ao império romano como data oficial da festa que celebrava por toda a parte o nascimento do sol(baal/tamuz) de Horus egípcio, do Mirtha persa, do Phebo grego e romano,resumindo todos (baal).

Por sua vez, os persas comemoravam, neste período, o nascimento de Mitra, deus do Sol (baal). Os persas acreditavam que um pequeno sol nascia sobre a forma de uma criança recém-nascida, sendo comemorado em 25 de dezembro o Dia do Nascimento do Sol Invicto. As escolas eram fechadas e ninguém trabalhava nesta data. Grandes jantares e árvores verdes ornamentadas enfeitavam átrios para espantar os maus espíritos da escuridão, e presentes de bom agouro eram ofertados aos amigos. Festividades germânicas e celtas também marcaram o período.

Até os primeiros três séculos da era cristã, a humanidade não celebrava o Natal. Foi preciso que o Império Romano adotasse o cristianismo como religião oficial, no século 4, passando a conferir significados católicos para os seus simbolismos...

Já que estamos falando de natal não podemos deixar de fora o seu símbolo, o Papai-noel que para todos é somente um velhinho bom....

A figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau)

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Então você que se diz ser uma pessoa fiel e compromissada ao Senhor JESUS; lembres se disso antes de dar um presente a alguém ou de comemorar esta data, tanto em sua casa como em sua igreja; porque você fazendo isso você simplesmente estará participando de uma festa totalmente pagã e adorando a um demônio disfarçado de bom velhinho que se diz santo, que não é verdade, porque SANTO só existe um que é JESUS CRISTO .

4 comentários:

  1. Oi Silas,

    Há muitos anos(uns 15+/-), minha igreja local procurou se conscientizar sobre o Natal, corringindo várias falhas como a produção da árvore de natal, a verdadeira origem de papai noel, que dia 25 de dezembro não é a data de nascimento do Messias, entre outras, assim como você expôs no texto acima.

    Nesse momento, surgiu uma outra questão. Como deve ser o posicionamento da igreja na ocasião do Natal, sendo esta uma festa considerada pagã?

    Sobre minha postura, penso que poderia simplesmente ignorar essa data, como ignoro o dia 12 de outubro (aproveitando o feriado). Mas, sinceramente, após ser esclarecida sobre natal descobrindo a verdadeira narrativa biblica dos fatos, penso que não há ocasião melhor para reunir amigos e familiares, e , nesse dia então, falar sobre o verdadeiro natal, o bíblico.
    Se a data é oportuna para falar sobre o que trouxe o Deus-filho à terra porque não aproveitar? Assim como Paulo, diante do Altar ao deus desconhecido. Há 3 anos, conduzo a cantata de natal da nossa congregação, estamos comemorando o natal nos moldes do romanismo? Não, encontramos nisso um excelente meio de evangelizar nossos parentes e amigos. Em raras ocasiões, nossa igreja recebeu tantos visitantes, descrentes e familiares quanto nessas data que antecede o natal, mas que o traz como tema. O que cantamos? Sobre o nascimento de Jesus segundo as narrativas Bíblicas.

    O que acha disso? Considerando sua colocação no último parágrafo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli.
    Entendi claramente sua colocação...
    entendo sua visão evangelistica em usar esta data para falar de Cristo; mas será que todas as pessoas pensa desta maneira? ..
    o que quero mostrar é que,,, o que é de DEUS é de DEUS e ñ se deve misturar as coisas de outros deuses pq esta data dia 25 de dezembro em momento nehum é falada nas escrituras sagradas quanto ao nascimento de Cristo;;e 25 de dezembro é a data do nascimento de outro deus (baal/tamuz)...
    Então quando comemoramos ou festejamos nesta data estamos participando juntamente com o resto do mundo uma celebração oferecida a outro deus (baal)e acredito eu que quando fazemos isto dentro das igrejas Deus ñ deve ficar nem um pouco satisfeito...
    por isso digo a todos temos 365 dias do ano para falarmos ou lembarmos de Cristo Jesus , então ao invez de falarmos ou cantarmos sobre o seu nascimento.,,,pq não pregamos sua ressurreiçao,amor verdade justiça para levarmos as pessoas ao arrependimento e arrancar das nossas vidas estas práticas de idolatria que é estas festas pagãs ...
    espero que vc entenda isto mas antes de tudo pesquise bem quem realmente nsceu no dia 25 de dezembro antes de cantar ou falar sobre o seu nascimento...
    Qeu DEUS te abençoe....

    ResponderExcluir
  3. Minha colocação em relação há tudo isso, é simples e objetiva, quando falamos em cristianismo em um todo, concordo que seja uma Festa pagã,que é um ponto de compras e vendas de produto do tipo ou do genero,que nessa data em si, que o nascimento fica em segundo plano, que se dão mais importancia as todas questões, menos o nascimento de Cristo, digamos assim,tudo isso ao meu modo de ver é artificial, pq o Amor de Cristo não se regume simplismente em um dia do ano, O Amor de Cristo não se resume em dar um abraço em seu parente uma vez ao ano,oportunidade de fala de Cristo temos todos os dias do ano,bastamos coloca isso tudo em pratica como Jesus vez,essa data não simboliza o q realmente é Jesus Cristo.
    isso é só minha opinião, DEUS abençoe todos vocês.

    ResponderExcluir
  4. Os conhecimentos que você postou no blog eu já tenho há anos como te falei. Graças a Deus a minha igreja me direcionou a isso.

    Então, a questão é essa. Não cantamos sobre dia 25 de dezembro (nascimento do filho de ball-já sabia) e não nos atemos ao nascimento de Jesus. Hoje as produções de cantata falam sobre a morte de cristo, ressureição, sobre seu reino. Inclusive as cantatas realizadas aqui antecederam o natal em pelo menos duas semanas. Quando o nosso pastor sobe ao púlpito ele faz justamente esclarecer sobre os erros relacionados ao Natal. E pregar a salvação em Jesus Cristo.

    É uma pena que muitos ainda não sabem discernir sobre todas essas características da festa pagã natalina, e por isso, cometam erros como enfeitar árvore de natal em suas casas, incentivar seus filhos a crerem em papai noel, e etc..

    pq não pregamos sua ressurreiçao,amor verdade justiça para levarmos as pessoas ao arrependimento......... a idéia é essa.

    Acredito que em meio a tantas festas pagãs e tantos males que existem no mundo os cristãos precisam se equipar sim, com o conhecimento da verdade. Só oro para que haja equilíbrio, bom senso e inteligência estratégica.

    Deus nos dá o conhecimento, e agora o que fazer com ele? RADICALIZAR?

    Vc respondeu, mas de maneira prática, como conduzir a igreja? Vammos prosseguir com os cultos normalmente, o pastor não poderá dar um estudo sobre o nascimento de Jesus e o propósito de sua vinda segunda a Bíblia.

    Não seria o caso da igreja conscientizar seus membros a não continuarem com as práticas. Mas, o que impede que a igreja desenvolva o assunto durante a época? Isso eu ainda não entendi.

    Não quero prolongar o assunto...´minha última postagem..
    Abraço!

    ResponderExcluir